Round and Round in Circles Over Life...

25
Abr 06

"CAIU O GOVERNO! CAIU O GOVERNO..." 

Quase aos tombos pelo corredor fora, gritou o meu avô, após ouvir a noticia no rádio.  Recentemente casados os meus pais moravam no R/c do prédio do Alto de São joão, mesmo por baixo dos meus avós maternos. O meu pai meio confuso com tal "grito de ipiranga", acorreu a perceber o que se passava...havia uma revolução!

A notícia deixou-os meio preplexos, cheios de incertezas, mas ao mesmo tempo um sentimento de excitação e de vontade que o golpe de estado íniciado pelos Capitães de Abril, trouxesse finalmente a liberdade para o nosso país...

Do outro lado do rio, os meus avós paternos temiam o pior. Os meus tios na altura estudantes universitários, tinham saído de manhã cedo para as aulas em lisboa...um certo pânico, medo de que os militares íniciasse um conflito armado, deixou-os bastante preocupados. O meu pai saiu pelas ruas à procura dos irmãos...

A minha tia conta que as pessoas passeavam livremente pelas ruas...todos queriam fazer parte da revolução, a escuridão estava a terminar, ouviam-se palavras de ordem, movimentações estranhas, uma incerteza e confusão gerais...

Desde miúda que estas histórias se repetem vezes e vezes em conta...

A liberdade foi algo que ensinaram, foi algo que os meus avós, os meus pais me descreveram como uma preciosidade...tantos anos e sofrimento, de opressão, de viver escondido, de trabalhar lado a lado com membros da PIDE, que a qualquer instante podiam iniciar uma denuncia (muitas vezes falsa) e persseguir alguém que não seguisses as ideias do regime...não havia o que há hoje!

Hoje em dia os miúdos não sabem o que é não existir um par de calças de ganga, não existia coca cola, os livros e filmes eram severamente censurados...imaginem terem que estudar os lusiadas estando o livro sujeito a censura??!! Havia uma lista de livros proibidos, certas músicas eram proibidas, os putos não podiam jogar a bola na rua que vinha o policia logo para os pender...

Imaginem como seria??!!

Gosto muito da liberdade que temos, gosto de ser livre e não viver com medo de amanhã ver o sol aos quadrados...mas tenho que confessar que as pessoas que passaram por aquilo que os meus pais, tios, avós passaram hoje dão outro valor às coisas...eles sim sabem saborear a liberdade como ela tem de ser!

25 de Abril Sempre! 

 

publicado por Paty a.k.a Wildflower às 14:10
sinto-me:
música: Grandola Vila Morena - Zeca Afonso

9 comentários:
Paty,
Quantas histórias não há desse dia como a que aqui nos estás a contar. São este tipo de testemunhos simples que devem sempre ser lembrados para que os mais jovens se apercebem que o nosso país nem sempre foi assim livre como é hoje. É através destes testemunhos que os homens de amanhã podem tudo fazer para não deixar que esse tempo volte com tudo de mau que isso significaria.
Bjs.
Art Of Love a 25 de Abril de 2006 às 20:33

E ainda bem que me passaram estas memórias e muitas mais...
Sou uma pessoa diferente por ter esta consciência, não era quem sou se não tivesse ouvido tantas histórias como esta. Obrigada pelo comment Art.
Beijos

Paty exelente post!!! 25 de Abril sempre
beijos da Princesa :)
PrincesaVirtual a 26 de Abril de 2006 às 00:21

Sempre!
rui a 26 de Abril de 2006 às 11:58

Sempre! Pena é que com o passar dos anos a emoção comece a esmorecer e a sentir que não vale a pena continuar a manter uma memória viva quando o país sofre de amnésia quase total. É uma pena dias como este ficarem no esquecimento.
Beijos

Eu diria que "25 de Abril sempre que um homem quiser"! Fui apanhado por ele (o dito do 25 do 4 de 74) a ler tin-tin, às 6 da manhã, com o meu pai a entrar pelo meu quarto a dizer que queria ir para o Rossio! "Vai, vai - respondi-lhe -mas olha que ainda é noite!"... Assim se deu a minha entrada em democracia - naife!
Beijinhos, Paty
Coisas Parvas a 28 de Abril de 2006 às 20:21

Ou seja quando a coisa se deu tu já eras muito à frente eheheheheeh :)
Fazia-te mais novo (não desfazendo)!!!
Mas realmente não é todos os dias que temos o privilégio (mesmo virtual) de conhecer alguém que sabe onde estava no 25 de Abril :)
Beijinhos e boas mini-férias!

25 ed abril sempre
bom fim de semana
mixtu a 29 de Abril de 2006 às 12:49

Paty,
Hoje venho cá propositadamente para te dizer que te lancei um desafio no "About Last Night" (http://bizaazul.blogspot.com/), que consiste na divulgação de uma associação humanitária ou de solidariedade social à tua escolha, e é um daqueles desafios que não deves ignorar, pois se as famosas correntes da blogosfera servem para nos conhecermos melhor, esta pode ser a altura em que o teu lado solidário se pode evidenciar.
Peço-te por isso que colabores, e que não quebres esta corrente, por muito que não sejas a favor de correntes. Conto contigo.
Boa semana.
Beijinhos.
Art Of Love a 1 de Maio de 2006 às 17:59

Abril 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
15

18
20
22

24
26
27
28
29

30


mais sobre mim
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO